Bem-vindo à Segurança no Trabalho

O blog para profissionais de saúde, segurança do trabalho e Meio Ambiente. Oferecemos informações técnicas, além de produzir e fornecer conteúdo eletrônico.
Mande seu material para ser postado no blog, ou solicite vídeos, arquivos, materiais pelo e-mail

mendel.seg.trabalho@gmail.com

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Um Grande Aliado!

O medo pode auxiliar na prevenção e na segurança dos trabalhadores


O medo é uma coisa boa ou ruim? Para muitos, o medo tem uma conotação de desafio, aventura e adrenalina que impulsiona o ser humano, portanto, um aspecto positivo. Há, também, os que encontram-se aprisionados por ele, impedidos de fazer algo, inibidos, limitados, ou seja, um aspecto negativo. Qual a medida certa de todo esse aparato de sentimentos? Qual a conclusão para essa equação aparentemente complexa? Qual a relação do medo com a segurança, principalmente, com a Segurança no Trabalho? No início de nossos tempos, quando o homem não era dotado da razão, o medo era o fator preponderante para sua sobrevivência.
O medo em excesso gera os fóbicos que não saem de casa e não se relacionam com ninguém. Já a falta de medo faz-se presente nos heróis (encontrados em cemitérios, hospitais e estatísticas do INSS), que são aqueles que dirigem embriagados, fazem sexo sem camisinha, ou seja, que não respeitam as normas básicas de segurança.
O que proponho é o medo saudável, termo criado por mim para caracterizar o medo que protege e preserva, presente na mãe que retira do alcance de seu filho todos os produtos químicos ou objetos pontiagudos; no pai de família que faz a revisão de seu automóvel regularmente e principalmente antes de uma viagem e no trabalhador do ambiente industrial que conhece e pratica as normas de segurança de sua empresa e usa corretamente seus EPIs.
Rotina
Medo, prevenção e segurança. Pode parecer estranho, mas são amigos inseparáveis, mesmo que muitos, por questões pessoais ou culturais, esqueçam, se não o mais importante e o mais original. Em um ambiente industrial, podemos identificar alguns fatores que exemplificam como a falta ou a atenuação do medo pode ser a causa de acidentes no trabalho: o tempo de relacionamento/exposição do empregado com a atividade/equipamento e situação de risco, o que favorece o surgimento de um sentimento de cumplicidade entre ambos. Atividades antes desaconselhadas, com o tempo, passam a fazer parte da rotina de trabalho. O medo (a precaução) é esquecido ou atenuado fazendo surgir os atos inseguros.

Fonte: Revista Proteção - 18/3/2008

Endereço do seu Sindicato!

Para você que ainda não conhece e não sabe a onde fica o seu sindicato, dos técnicos de Segurança do Trabalho segue abaixo link de quase todos sindicatos do Brasil.

http://www.fenatest.org.br/

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Busque sempre um DIFERENCIAL......


Após concluir o curso, muitos profissionais ficam sem saber exatamente onde trabalhar. O curso de Técnico de Segurança do Trabalho nos oferece uma visão geral, preparando o aluno para exercer a profissão. Para o mercado de trabalho, isso ainda é pouco, hoje as empresas buscam algo mais. A possibilidade de fazer cursos adicionais em áreas específicas onde a demanda de empregos é maior, tornou-se necessária justamente para atender essas empresas.

Especializando-se, o Técnico tem o seu conhecimento aprimorado e potencializado na hora de arrumar emprego, pois tem o que as empresas procuram, "diferencial".

A construção Civil é uma das grandes escolas para atuação do Técnico de Segurança do Trabalho, colocando o profissional em contato direto com diversas situações. Os operários desse segmento normalmente têm baixa escolaridade, aumentando a responsabilidade do Técnico nos canteiros de obras. O trato com empreiteiras, rotatividade de funcionários e os prazos curtos para entrega das obras, faz desse setor um dos mais preciosos para exercer a profissão.
Muitas instituições perceberam isso e criaram cursos de Especialização Técnica em Segurança do Trabalho na Construção, para que o Técnico desempenhe as suas tarefas com maior confiança e qualidade.
Outro curso que é muito exigido na hora da contração é o de Especialização em Meio Ambiente para Técnico em Segurança do Trabalho. Um curso desses no currículum, feito em uma instituição confiável e respeitada, melhora a sua condição na hora de batalhar por uma vaga de emprego.


Sugestões de Cursos para Técnico de Segurança do Trabalho: Para aprimorar o aprendizado:

  • Proteções respiratórias;
  • Primeiros socorros;
  • Combate a incêndio;
  • Formação de brigada de incêndio;
  • MOPE;
  • Trabalho em altura;
  • Meio ambiente;
  • Construção civil;
  • Resgate em espaços confinados;
  • Caldeira;
  • Operações com empilhadeira;
  • ISO9000;
  • ISO14000;
  • OHASS 18000;
Informática:

  • Windows;
  • Linux;
  • BROffice e/ou StarOffice (muito parecido com o Word);
  • Word;
  • PowerPoint;
  • Excel;
  • Photoshop;
  • CorelDraw;
  • Autocad;
Idiomas:

  • Inglês;
  • Espanhol.

Todos estes cursos vão agregar um grande valor no seu currículum. Cursos nunca é demais, aprimorar é o melhor caminho para conseguir uma vaga no mercado de trabalho e prosperar!


Reportagem retirada do site: www.liveseg.com

Onde o seu trabalho e mais valorizado?

Infelizmente ou felizmente ainda no sudeste é a região onde tem maiores oportunidades de emprego na nossa área de Segurança do Trabalho. Mas, esta realidade está mudando no sul principalmente no Paraná a bons atrativos na nossa área. (Leia a reportagem abaixo).

A região Sudeste continua sendo a que mais oferece empregos na área de Segurança do Trabalho. O estado de São Paulo é o maior empregador e o que possui a maior média de salário do setor privado. Possuindo um grande parque industrial e com forte tradição em lutas sindicais, oferece muitas oportunidades para o Técnico de Segurança do Trabalho, tanto na capital como no interior. Das vagas para Técnico de Segurança do Trabalho que me foram enviadas, a maioria eram para São Paulo. Mas isso não significa que há empregos para todos, se você é de outra região e quer disputar vagas nesse mercado, saiba que é concorrido, exigindo do Técnico de Segurança do Trabalho boa formação profissional, além de muita qualificação e experiência. Outro grande mercado receptor de mão de obras é o estado do Rio de Janeiro. Recentemente no site do "O Fluminense On Line" ficou muito bem evidenciado que o futuro está nas escolas técnicas, dentre elas as de formação de profissionais da área de Segurança do Trabalho. Com forte atuação em Petróleo e Gás, Construção Naval e Civil, o estado do Rio de Janeiro aparece com grandes atrativos para a nossa área. Abrigando grande parte das siderúrgicas existentes no Brasil, o estado de Minas Gerais também oferecem bons atrativos principalmente se o profissional da Segurança do Trabalho tiver cursos e especialização na área de meio ambiente. O governo de Minas Gerais assinou recentemente um protocolo de intenções para instalação de mais uma usina, consolidando o setor no interior mineiro e criando mais um polo siderúrgico. A Região sul do Brasil com destaque para o estado do Paraná, também possui bons atrativos, principalmente na área de Usinas de Álcool e Açúcar, bem como a indústria de Papel Celulose. O estado conta com um Sindicato atuante se destacando pela qualidade de vida em algumas regiões e também com um excelente parque Industrial na região metropolitana de Curitiba (RMC), além do agronegócio na região de Londrina de Maringá. Nessa matéria, destacamos também o setor público que sempre é um bom atrativo de emprego, pois além de oferecer bons salários, dá garantias de estabilidade.

Reportagem retida do site: www.liveseg.com

Dicas para Estágio


Estágio...

Palavra que assombra muitos os recém formados no curso de Segurança do Trabalho. Felizmente ou infelizmente o estágio é obrigatório a todos profissionais que pretendem seguir esta carreira na área prevencionista. Esta área de Segurança do Trabalho nos últimos tempos fez uma revolução, sendo para muitos a primeira escolha para ter um curso profissional. Eles se encantam por diversos motivos, uns pelos importante objetivo que é proteger a vida dos colaboradores, outros por "glamour" em si que a profissão proporciona e também pelo grande atrativo que é o salário. Mas, muitos ficam no meio do caminho por causa do estágio que não conseguem, ficando frustrado, sem esperança, muitos endividados e sem um caminho a seguir.
Então segue algumas dicas para conseguir um estágio:


1º Não desanimar; estágio é difícil mas não impossível.
2º Se você não tem uma conta de email faça o mais rápido possível, uns dos caminhos melhor para interagir e saber de vagas, é por email's;
3º Ter o "QI" (Quem Indica) ainda é o melhor caminho para conseguir um estágio. Faça sempre contatos; Com seus amigos, familiares, colegas, professores e principalmente com a pessoal da sua turma, são eles que podem te ajudar nesta batalha;
4º E quando formar não desaparece da fase da terra. Troque telefones e email's com seus colegas e professores, procure saber como que esta o pessoal e marque festinhas para reunir a galera. Assim você fica visível e se por um caso aparecer uma vaga naquela empresa que seu amigo está trabalhando com certeza ele vai te indicar;

5º Navegue na internet a procura de vagas; cadastre seu currículo em sites de Recrutamentos;
6º Pesquise no catálogo telefônico e monte uma lista de empresas para você entregar seu currículo;
7º Mantenha-se atualizado; e forme com boas notas. Pode ter certeza, seus professores e seus colegas só vão te indicar se você for bom de serviço;
8º Monte um bom currículo, bem elaborado; Lembrando que não adianta mentir sobre a sua atribuições, porque se na entrevista te perguntar sobre determinado assunto que colocou que tem conhecimento e não saber, vai contar em pontos negativos para você;
9º Vai sempre bem apresentável na entrevista, sua aparência é o seu primeiro cartão de visita. Lembrando para não exagerar no perfume e em roupas extravagantes; Procure sempre as cores neutras;
10º E se você conseguir um estágio, faça um bom trabalho para possível contratação e mais uma vez, faça mais contatos, com seu colegas de trabalhos para possível indicação para outros empregos.
Sendo sincero: Existe muito estágio que é muito ruim e há desvio de função. Recomendo que mesmo que seja ruim e tenha desvio de função, complete a carga horário do seu estágio e faça seu relatório do estágio. Lembrando que mesmo se seu estágio for ruim você nunca pode falar mal da empresa no seu relatório. E depois você dá entrada no MTE (Ministério do Trabalho) para conseguir sua carteira de técnico, aí sim, você está no mercado de trabalho onde que há muitos vagas e benefícios esperando por você!!!!

sábado, 18 de abril de 2009

Vaga Emprego

Técnico em Segurança do Trabalho

JABOATAO DOS GUARARAPES - PE Salário: Até R$ 2.000,00
Acompanhamento e controle de atividades pertinentes a área, disponibilidade para viagens e vivência com ambiente industrial. Experiência como técnico em segurança do trabalho. Mínimo ensino médio técnico. Conhecimentos

Em CATHO online

Oração do TST

Esta oração resume o nosso sentimento de luta para prevenção!!!


Senhor quero te agradecer pela oportunidade de poder ajudar as pessoas através do meu trabalho.
Faça de mim um instrumento de promoção da vida dos trabalhadores.
Que os trabalhadores possam retornar às suas famílias no final do dia com saúde e integridade física preservada.
Peço que me ilumine na orientação das pessoas que resistem a cuidar de suas próprias vidas e que todos os trabalhadores abram seus corações para escutar e assumir minhas orientações e estas sejam sempre corretas e abençoadas.
Dai-me humildade para entender as resistências, dai-me perseverança para não desistir às dificuldades, dai-me palavras sábias, para que penetrem nos corações daqueles que ignoram a segurança do Trabalho.
Dai-me sabedoria para analisar os acidentes, quando eles ocorrerem, e que minha mente e meu coração conduzam minhas atitudes para melhorar o processo, e não somente para buscar culpados.
Dai força aos acidentados, para que eles tenham uma recuperação rápida e abençoada.
Daí força às famílias dos acidentados para superarem as perdas indesejáveis.
E por fim Senhor ajude-me para que com tua força e bênçãos posso ser um exemplo de Saúde e Segurança no desempenho das atividades profissionais.
Amém e assim seja.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Acidente na cozinha

Bopal

Clique no título para fazer Download do vídeo.

Acidente com gás na índia que matou milhares de pessoas.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Estabilidade de cipeiros "Direito"

A estabilidade garantida aos integrantes de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) não é uma vantagem pessoal do trabalhador, mas garantia do livre exercício das atividades de membro da CIPA. Com este entendimento, a Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou agravo de instrumento interposto por um ex-empregado da Camar Plásticos Ltda., da cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP), demitido pouco depois de ser desligado da CIPA por faltar a várias reuniões seguidas."Não faria sentido a concessão de estabilidade a membro da comissão que não desempenha as atividades inerentes a ela e sequer comparece às reuniões", observou o relator do agravo, ministro Renato de Lacerda Paiva. Na reclamação trabalhista, o ex-empregado questionou a alegação da empresa, de que não teria direito à estabilidade por ter sido destituído do mandato na CIPA por faltas. Segundo a sua versão, ele sofria perseguição do secretário da CIPA, que deixava de convocá-lo para as reuniões, e a demissão, dez dias após o desligamento, demonstraria a má-fé da empresa. Para o trabalhador, a Camar, "agindo com dissimulação e mediante fraude", teria simulado plano para que ele perdesse a garantia de emprego assegurada aos cipeiros. O expediente teria sido a mudança na forma de convocação para as reuniões, antes afixada num quadro, que passou a ser feita por meio de avisos colocados no armário de cada membro ? exceto ele. A empresa negou veementemente essa versão. As provas testemunhais demonstraram que o único fato comprovado era a mudança na forma de convocação. Ao examinar recurso do ex-empregado contra sentença de primeiro grau que indeferiu sua pretensão, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP) afirmou que, "nem por isso, se chega à conclusão de que a modificação decorreu de ato unilateral da empresa, para prejudicar o trabalhador". Para o Regional, era incontestável que o empregado teve conhecimento, com bastante antecedência, de todas as datas, horários e locais das reuniões, conforme calendário juntado por ele próprio ao processo. "Se sabidamente teve conhecimento, como pode asseverar que foi impedido pela empresa de participar das reuniões?", questionou o TRT. No agravo de instrumento em que pretendia o exame de seu recurso de revista pelo TST, o ex-cipeiro insistiu no direito à estabilidade e na versão da tentativa de fraude. Mas o relator explicou que o TRT, a quem compete o exame dos fatos e provas dos autos, concluiu que não havia "qualquer elemento consistente a comprovar que a empresa tenha atuado de forma dissimulada para inviabilizar o comparecimento do empregado às reuniões da Comissão, que efetivamente aconteceram e ele, por desídia, a elas não compareceu".

Fonte: Tribunal Superior do Trabalho

sexta-feira, 10 de abril de 2009

EPIs para Emergência

EPIs para emergências
São acessórios importantes para proteger os profissionais. Por isto, precisam ter sua qualidade e durabilidade constantemente testadas e fiscalizadas, o que no Brasil, não é regra. A falta de uma normalização nacional relativa a EPIs para emergências, prejudica o desenvolvimento de um padrão nacional para estes equipamentos e é o maior entrave hoje para a excelência no setor.

Acidentes de trabalho matam mais do que as drogas

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), os acidentes de trabalho são a causa da morte de mais de dois milhões de trabalhadores no mundo por ano. São três pessoas que morrem a cada minuto devido a condições impróprias de trabalho. Acompanhe os dados da OIT:
- Em 2001, morreram 650 mil pessoas em conflitos armados. As vítimas de morte por acidentes de trabalho foram mais de um milhão e 300 mil pessoas
- mais que o dobro!
- No mesmo ano, 340 mil pessoas foram afetadas devido ao contato com substâncias perigosas (produtos químicos e radioativos, por exemplo).
- O contato com o amianto foi responsável pela morte de 100 trabalhadores em 2001
- A maioria ocupada na construção civil. - A falta de segurança no trabalho mata mais do que as drogas e o álcool juntos.
- Os setores que apresentam menores condições de segurança em todo o mundo são a agricultura, a construção civil e a mineração. Apesar de estes setores liderarem a lista de acidentes, o Brasil testemunha atualmente o alarmante número de acidentes em uma categoria de trabalho em expansão: os motoqueiros. O serviço de courier através de motos une vários fatores de risco: violência das ruas, roubos seguidos de mortes (latrocínios), acidentes de trânsito, entre outros.

Fonte: IBGE Teen

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Aprendendo APH

KaKaKaKaKaKaKa!!!!!!!

Técnico em Segurança do Trabalho

RECIFE - PE Salário: Até R$ 2.000,00
Segurança do trabalho. Dará suporte técnico aos coordenadores e supervisores de campo para que eles possam regularizar as suas obras... , inspecionando a equipe de campo, seja networker ou subcontratada, referente as condições do ambiente de trabalho, ministrará palestras... . Atenderá as necessidades do cliente. Experiência em construção civil e de montagens, domínio da área e conhecimento das normas
No CATHO online
http://www.Catho.com.br/Emprego

Estágio técnico em segurança do trabalho

Recife PE
Cursando 2º módulo do curso pósmédio ou 5º período do curso integrado. Ter disponibilidade mínima de 01 ano para estágio e seis horas diária, num total de 30 horas semanais. A empresa oferece bolsa no valor de R$ 446,00 acrescido de refeição no

No Manager online
http://www.manager.com.br

O fumo não perdoa "mata"

Quem já ouviu essa frase?
“Fumar mata devagarzinho, por isso que eu fumo bastante para não morrer de repente”
Essa frase é muito boa para dar risadas, mas com certeza não contribui para a sua saúde. O Cigarro considerado uma das drogas lícitas, pois, é permitido por nossa legislação, possui mais de 4.000 substâncias que causam danos a nossa saúde.
Muitos tipos de câncer estão associados ao cigarro, como por exemplo: Boca, garganta, laringe, faringe, estômago, bexiga e o mais mortal deles, o Câncer de Pulmão, além do enfisema Pulmonar, que é uma doença obstrutiva crônica causadora de muitas mortes. O cigarro também causa derrames e a trombose, lesando veias e artérias do seu organismo que acabam perdendo a capacidade funcional, levando a amputação de membros. Já se foi o tempo em que fumar era Chique, símbolo de Status. Hoje o cigarro se tornou um caso de saúde pública no mundo todo. Para vocês terem uma idéia o cigarro não faz bem nem para a indústria do Tabaco que em outros países já sofrem revezes violentos através de processos milionários movidos por fumantes. Deixar o vício, além de muita força de vontade, requer o apoio da empresa, dos amigos e principalmente da família. Parar de fumar é um problema que o fumante precisa encarar não como um sacrifício, mas um benefício para si e todos que estão a sua volta, pois quem fuma, involuntariamente obriga as pessoas que estão perto de si a fumarem juntas, são os chamados “fumantes passivos” que também padecem das mesmas doenças que o fumante ativo. Fumar em local que exista crianças é uma verdadeira crueldade, já que a mesma está passando por um processo de transformação, na qual ainda é um ser frágil e totalmente vulnerável as ações prejudiciais e danosas do cigarro. Se você parar de fumar hoje, certamente irá sentir os benefícios dessa atitude já nas próximas horas e dias, respirando melhor, dormindo melhor, sentido o cheiro e gosto dos alimentos.
PARE DE FUMAR, A SUA SAÚDE AGRADECE.

Por: Valdeci T. Ribeiro - Téc. de Segurança do Trabalho

Para refletir

A vida é uma escola, e o professor é o mundo