Bem-vindo à Segurança no Trabalho

O blog para profissionais de saúde, segurança do trabalho e Meio Ambiente. Oferecemos informações técnicas, além de produzir e fornecer conteúdo eletrônico.
Mande seu material para ser postado no blog, ou solicite vídeos, arquivos, materiais pelo e-mail

mendel.seg.trabalho@gmail.com

sábado, 28 de novembro de 2009

Químicos lançam cartilha sobre intoxicação no local de trabalho

O Sindicato Químicos Unificados fará o lançamento de sua segunda cartilha sobre defesa da saúde do trabalhador, que é o Tema 2 da Coleção Doenças e Acidentes do Trabalho, que aborda a questão Intoxicação no Local de Trabalho, seu título.

O ato de apresentação pública será dia 27 de novembro (sexta-feira), com início às 19h, na Regional de Campinas do Sindicato Químicos Unificados. O endereço é avenida Barão de Itapura, 2.022, bairro Guanabara.

Defesa da saúde

O convite para participar do lançamento é aberto a todos os interessados e militantes na questão defesa da saúde pública e do trabalhador.

A responsável pela produção é a Secretaria de Saúde do Sindicato Químicos Unificados (Campinas, Osasco, Vinhedo e regiões). O gestor ambiental José Vitor Charaba é organizados e compilador do conteúdo, com a colaboração do Dr. Roberto Ruiz, consultor em medicina do trabalho do Unificados. A ilustração é de Bira Dantas.

Tema 1 – Ler/Dort

A primeira cartilha da Coleção Doenças e Acidentes no Local de Trabalho, produzida pelo Unificados, como Tema 1 abordou a LER/DORT – Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho e foi publicada em setembro de 2008.

Tema 2 – Intoxicação no Local de Trabalho

O atual trabalho explora um tema que preocupa muito a categoria química. A luta contra a contaminação química, humana e ambiental sempre foi prioridade para o Unificados.

Uma delas, e que ganhou destaque e prêmios internacionais (recentemente nos Estados Unidos), é a dos ex-trabalhadores contaminados pela Shell Brasil e pela Basf S.A., na planta industrial localizada no bairro Recanto dos Pássaros, em Paulínia/SP.

Estes são os pontos em destaques na cartilha:
1) O que as substâncias químicas podem causar;
2) Fatores ambientais;
3) Como controlar o risco;
4) Os produtos químicos;
5) Defenda seus direitos e proteja sua saúde;
6) Contato proibido – substâncias cancerígenas; e
7) Outros agentes possíveis de gerar insalubridade.

Para mais informações sobre a atividade, favor contatar Glória Nozella, dirigente da Secretaria de Saúde do Sindicato Químicos Unificados, pelo fone (19) 3735.4900 ou pelo e-mail quimicosunificados@quimicosunificados.com.br

Fonte: Jornal de Vinhedo

Desabamento fere operário de uma obra no fim da Asa Su no DFl

Em Brasília/DF, no dia 26 de novembro, um operário de 40 anos trabalhava na preparação do escoramento em uma obra de impermeabilização, quando a terra cedeu e caiu sobre ele.
A chuva da madrugada anterior teria contribuído no deslizamento da terra. Os operários foram rápidos no socorro, usarando pás para retirar a terra até que os Bombeiros chegassem. O operário foi levado ao hospital, com dores nas costas. A obra foi interditada pela Defesa Civil. A Polícia Civil investiga as causas do acidente. “É visível que há uma falha de escoramento nessa obra. Acidentes de trabalho acontecem todo ano e, geralmente, por negligência e imprudência dos funcionários e da empresa responsável”, afirma o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Rogério Soares. Este ano houve 48 acidentes na construção civil, com nove mortes.

Fonte: DFTV

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

SINTESP comemora Dia Nacional do Técnico de Segurança do Trabalho


Pinheiros/SP - O SINTESP (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de São Paulo) irá realizar, no dia 27 de novembro de 2009, seu tradicional café da manhã em homenagem ao "Dia Nacional do Técnico de Segurança do Trabalho", das 8h às 12h, no auditório da Fundacentro, situado à Rua Capote Valente, 710, em Pinheiros/SP.

A iniciativa visa prestigiar os trabalhadores que contribuem para a qualidade de vida nos ambientes de trabalho. Segundo Armando Henrique, presidente do SINTESP, esta edição do evento tem como enfoque principal os papéis do Governo, Empresários e Trabalhadores, na redução dos acidentes e doenças do trabalho, diante da conjuntura econômica do país, especialmente com a entrada em vigor, a partir de Janeiro/2010, da nova política que beneficia as empresas que investem com resultados em prevenção, bem como, a taxação das empresas com altos índices de acidentes de trabalho.

Na programação constam palestras sobre "O FAP - Fator Acidentário de Prevenção e a Nova Política de Segurança" e o "Papel do Técnico de Segurança do Trabalho frente ao FAP - Fator Acidentário Previdenciário". Haverão também debates e sorteios de brindes.

O encontro reforça a papel do SINTESP, que representa, aproximadamente, 40 mil profissionais no Estado de São Paulo. Em todo o Brasil são 200 mil. No decorrer da solenidade, na Fundacentro, serão homenageados um profissional e um sindicalista Destaque na promoção da saúde e segurança do trabalhador no ano de 2009.

Quem não puder ir até o local do evento poderá assistir, ao vivo, a cobertura do evento através do link: http://www.tvseg.com.br/ A transmissão será realizada em parceria com a TV SEG. A TVSEG é uma criação da empresa "Paulista Virtual" que visa oferecer conhecimentos da área de segurança e saúde no trabalho para um público que extrapole a comunidade prevencionista.

Fonte: Assessoria SINTESP - 26/11/2009

Homem é encontrado morto em fábrica de papelão em Jardim Jordão

Corpo da vítima foi encontrado na máquina de trituração de papel; polícia acredita que ela tenha se desequilibrado e caído dentro da máquina

Um homem morreu na noite da última segunda-feira (23) enquanto trabalhava em uma empresa de papelão no bairro de Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife.

Segundo a polícia, os funcionários sentiram falta do amigo por volta das 21h e encontraram o corpo de Luis Carlos Mendes da Silva, 26 anos, às 23h. O corpo da vítima foi encontrado na máquina de trituração de papel. A polícia acredita que ele tenha se desequilibrado e caído dentro da máquina.

A Delegacia de Prazeres é a responsável pela investigação do caso. De acordo com a polícia, perícias vão ser feitas no local para saber, entre outras coisas, se o homem era funcionário da fábrica e o que estaria fazendo no horário do acidente.

O corpo de Luís Carlos da Silva foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML). Nenhum responsável pela empresa quis gravar entrevista e os funcionários da fábrica não tinham mais informações.

Fonte: pe360graus.com

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Drogas causam 20% dos acidentes de trabalho no mundo, diz OIT

Um em cada cinco acidentes de trabalho é provocado pelo consumo de drogas, segundo um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apresentado na Academia de Ciências Médicas de Bilbao, na Espanha. A pesquisa, divulgada na palestra "Consumo de drogas, álcool e medicamentos no trabalho", indica que os setores profissionais com as maiores taxas de acidentes são os de relações públicas, comércio e construção.

O estudo se baseia na investigação de 38 empresas dos Estados Unidos, Europa e Ásia durante os últimos cinco anos.

"O antigo conceito do viciado jogado pela rua está completamente defasado. Neste momento, em todo o mundo, 67% das pessoas com algum tipo de dependência química estão integradas ao mercado de trabalho, e algumas com sucesso", disse na palestra o psiquiatra Jerônimo San Cornélio, presidente da Academia de Ciências Médicas de Bilbao e um dos autores da pesquisa.

De acordo com o relatório, entre 15% e 25% dos acidentes de trabalho diários ocorrem no local onde os profissionais exercem as atividades ou em "in itinere" (deslocamentos) pela impossibilidade de manter os reflexos.

Essa incapacidade de concentração e coordenação é provocada, dizem os especialistas, principalmente pelo consumo habitual de álcool, cocaína, maconha, heroína e remédios para controlar a ansiedade em profissionais numa faixa etária entre 20 e 35 anos.

Mulheres

Segundo o psiquiatra espanhol, três razões fundamentais induzem um profissional qualificado a manter o hábito de se drogar: a atração pela substância, a fisiologia de cada indivíduo e a pressão social.

"Numa sociedade onde pesa a ideia de que só os mais preparados alcançam o sucesso, uma pessoa com problemas de autoconfiança procura estímulos externos. Neste aspecto o consumidor acaba vítima de si mesmo."

Sobre o perfil do trabalhador viciado, os homens são maioria: 75% dos casos de acidentes relacionados com o consumo de drogas são verificados entre profissionais do sexo masculino e 25% do sexo feminino.

Mas o relatório da OIT indica que a diferença está diminuindo. Na década passada os homens eram 90% dos envolvidos, contra 10% de mulheres.

Entre as características que mais delatam problemas no ambiente de trabalho relacionados com o consumo habitual de drogas estão atitudes de nervosismo, irritabilidade, falta de concentração e excessivos pedidos de dispensa.

Segundo Jerônimo San Cornélio, "um trabalhador que se droga com frequência normalmente dobra a média de dias de licença". O psiquiatra defendeu o sistema de algumas empresas que aplicam testes antidroga para funcionários que aspiram a altos cargos. "Todos somos livres para consumir o que quisermos, mas o lugar de trabalho envolve responsabilidade sobre os demais profissionais", disse.

Para o médico especialista em toxicomania, não há setores profissionais que escapem do âmbito do consumo. Pioneiro no tratamento de médicos viciados, ele disse que "as drogas estão em todas as classes sociais" e que estejam, portanto, "em todas as (classes) profissionais é uma simples questão de lógica".

Fonte: Terra Notícias

Muda o cálculo de seguro contra acidente

Muda o cálculo de seguro contra acidente

Mesmo com a pressão da indústria, o governo não abre mão de alterar, em janeiro de 2010, a forma de cálculo do Seguro Acidente de Trabalho (SAT) para premiar as empresas que investem na melhoria das condições de trabalho e punir, com uma tributação maior, as companhias com taxas elevadas de acidentes. A partir do próximo ano, será incluído no cálculo do seguro o chamado Fator Acidentário de Prevenção (FAP), que poderá reduzir pela metade ou dobrar o valor pago pela empresa para cobrir os acidentes de trabalho. Atualmente, o SAT tem três alíquotas - 1%, 2% ou 3% da folha de pagamento -, mas esse valor pode variar conforme o FAP da empresa.

O FAP é um multiplicador (0,5 a 2,0) das alíquotas do SAT. Ele é calculado com base na frequência, gravidade e custo dos acidentes de trabalho. Com a nova fórmula de cálculo do SAT, uma companhia do setor de construção civil paga uma alíquota de 3%. No próximo ano, se a companhia tiver registros de acidentes, poderá ser obrigada a pagar de seguro até 6% de sua folha de pagamento. Caso faça investimentos em prevenção e não tenha acidentes, poderá reduzir pela metade o valor desembolsado.

Para o ministério da Previdência Social, o número de acidentes está crescendo no País e é preciso ter alternativa para financiar o rombo nas contas públicas. Por outro lado, o setor empresarial, encabeçado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), alega que a medida é apenas arrecadatória e prejudica as empresas que mais investem. Por isso, defendem um adiamento da medida por alguns meses.

Um grupo de trabalho com representantes do governo, empresários e trabalhadores foi criada para debater o assunto. Os empresários ameaçam entrar na Justiça caso mudanças não sejam implementadas no sistema.

Pelos cálculos do ministério da Previdência, das 952.561 companhias que pagam o SAT, 879.933 ou 92,37% do total, deverão ter a contribuição reduzida com as novas regras. O restante - 72.628 empresas ou 7,62% delas - terão de desembolsar mais para cobrir as despesas com acidentes.

Apesar das reclamações da indústria, o diretor do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional do Ministério da Previdência Social, Remígio Todeschini, reforçou o discurso de que os recursos arrecadados no SAT são insuficientes para cobrir as despesas com acidentes de trabalho, o que pressiona ainda mais o déficit das contas públicas.

De 2003 a 2009, o saldo negativo chegou a R$ 30,3 bilhões na conta do seguro acidente. "Na nova metodologia será considerada a acidentalidade de cada empresa por setor econômico", ressaltou Todeschini. Além disso, segundo o diretor, a quantidade de acidentes não para de crescer no país. Somente de 2007 para 2008, houve um aumento de 13,36%, passando de 659.523 para 747.663.

São consideradas ocupações com grau de risco elevado (sujeitas à alíquota de 3%) aquelas ligadas à siderurgia, construção de edifícios, obras de infraestrutura para energia elétrica, telecomunicações, água, esgoto e transporte de dutos, coleta e tratamento de resíduos e transporte rodoviário. Atualmente, os bancos, devido aos elevados registros de LER/DORT (lesões por esforços Repetitivos e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho) e problemas psicológicos, também estão entre os setores econômicos sujeitos à alíquota de 3%.

Fonte: O Estado de S.Paulo

sábado, 21 de novembro de 2009

Óculos de proteção para cortadores de cana são tema de reunião

Por solicitação de vários setores da comunidade prevencionista, a ANIMASEG promoverá, no próximo dia 9 de dezembro, das 9h às 12h30, em sua sede, uma reunião para discutir questões relativas a utilização de óculos de proteção por cortadores de cana.

A reunião tem como intuito ouvir a opinião das diversas partes envolvidas, contando com a presença de diversas entidades:

- DSST – Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho/SIT/MTE
- FERAESP - Federação dos Empregados Rurais Assalariados/Estado S.Paulo
- FETAESP – Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de São Paulo
- UNICA - União da Agroindústria da Cana de Açúcar
- FUNDACENTRO e ABNT/CB32

A reunião será transmitida via Internet, pelos sites http://www.tvseg.com.br/ e http://www.animaseg.com.br/

Fonte: Terra Notícias - 20/11/20

Modelo Sherbrooke será apresentado em dezembro na Fundacentro

Dando continuidade à discussão sobre Reabilitação Profissional promovida pela Fundacentro desde 2007, no dia 7 de dezembro serão apresentadas as diretrizes para um projeto-piloto a ser desenvolvido em Piracicaba pela Secretaria Municipal daquele município e pelo Instituto Nacional de Seguro Social, com a participação da Fundacentro, da Escola de Enfermagem da USP, do professor Patrick Loisel e doutora Katia Costa-Black, ambos da Universidade de Toronto.

Essas diretrizes são baseadas em modelos de reabilitação profissional desenvolvidos em Sherbrooke (Canadá) e em Piracicaba. Ambos têm em comum, a consideração de aspectos referentes não só ao diagnóstico dos pacientes, mas às repercussões desse diagnóstico na funcionalidade desses pacientes inseridos no contexto familiar, social e do ambiente e condições de trabalho. É um processo que obrigatoriamente deve ser conduzido por equipes interdisciplinares e dos vários setores, da Saúde, do Trabalho e da Previdência Social, que juntos, devem estabelecer critérios de incapacidade baseados na Classificação Internacional de Funcionalidade da Organização Mundial da Saúde (CIF-OMS), fluxos de atendimento no SUS e INSS de Piracicaba, ações de intervenção nos ambientes de trabalho, acompanhamento dos reabilitados, com avaliação da qualidade da reabilitação profissional e participação de diversos setores da sociedade.

Na ocasião, será assinado um Protocolo de Intenções entre as instituições envolvidas no Projeto.

O evento é destinado aos profissionais de saúde do trabalhador, de órgãos da Saúde, do Trabalho e da Previdência Social, de reabilitação física, psicossocial e profissional, de fiscalização e vigilância em ambientes de trabalho, de recursos humanos, da área jurídica, organizações de trabalhadores e representantes de conselhos de órgãos da Saúde, do Trabalho e da Previdência Social.

As atividades acontecerão no auditório da Fundacentro, situado à rua Capote Valente, 710 – Pinheiros – São Paulo/SP.

Clique no link abaixo para efetuar as inscrições no site da Fundacentro.
http://www.fundacentro.gov.br/dominios/CTN/eventos_detalhes.asp?E=910

O evento é promovido e organizado pela Fundacentro, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Piracicaba, Secretaria Municipal de Saúde, Escola de Enfermagem da USP e Gerência Executiva do INSS de Piracicaba.

Fonte: Fundacentro 19/11/2009

Programa Qualificar


O Programa Qualificar é um conjunto de eventos realizado em vários Estados brasileiros para promover a troca de informações técnicas sobre saúde e segurança do trabalho.

Estes cursos são uma excelente oportunidade para quem busca atualização e crescimento profissional num mercado competitivo e em constante evolução. Saber o que acontece de mais importante no mercado prevencionista, conta vários pontos na atualização profissional.

Confira abaixo as cidades e respectivos cursos previstos para 2009:
  • Qualificar Teresina-PI: 30 de Novembro e 01 de Dezembro/09
  • Qualificar Novo Hamburgo-RS: 09 e 10 de Dezembro/09
Informações:
Proteção Eventos LTDA
Fone: (51) 2131-0400

Para refletir

A vida é uma escola, e o professor é o mundo