Bem-vindo à Segurança no Trabalho

O blog para profissionais de saúde, segurança do trabalho e Meio Ambiente. Oferecemos informações técnicas, além de produzir e fornecer conteúdo eletrônico.
Mande seu material para ser postado no blog, ou solicite vídeos, arquivos, materiais pelo e-mail

mendel.seg.trabalho@gmail.com

sábado, 22 de maio de 2010

Operário morre após queda de altura no Estaleiro Atlântico Sul

Um acidente de trabalho causou a morte de um profissional da construção civil, no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca, na manhã desta sexta-feira (21). O operário Jaelson Ribeiro de Souza, de 47 anos, morador do Cabo de Santo Agostinho, morreu após uma queda de uma altura não informada, por volta das 8h30.

A queda ocorreu quando o trabalhador se encontrava na gaiuta (base da chaminé) do recém batizado navio João Cândido. Segundo nota do EAS, imediatamente após a ocorrência, uma equipe médica de emergência do Estaleiro socorreu a vítima, que foi transferida para o Serviço Médico e de Segurança do Trabalho do Estaleiro (SESMT).

O operário recebeu os primeiros socorros, não resistiu aos ferimentos e faleceu. O corpo do foi removido para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro.

Jaelson de Souza foi admitido em 14 de julho 2008 e trabalhava na área de montagem da linha de produção na função de montador.

De acordo com a nota da empresa, todas as providências cabíveis junto à família e aos órgãos públicos e os procedimentos para a investigação sobre as causas do acidente estão sendo tomadas.

INTERDIÇÃO
Fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estiveram no Estaleiro Atlântico Sul na tarde desta sexta-feira (21) e interditaram apenas o local da obra onde ocorreu o acidente. A construção do navio foi mantida. O Estaleiro será notificado e o MTE terá 90 dias para finalizar o relatório a respeito da investigação do acidente. De acordo com perito do Instituto de Criminalística que esteve no local, as normas de segurança do trabalho não foram cumpridas pelo EAS.

ACIDENTE
No último dia 28 de abril, 40 cruzes fincadas na areia da praia no 2° Jardim de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, lembraram as vítimas de acidente de trabalho nos últimos cinco anos no Estado. Até aquela data, seis operários da construção civil haviam morrido somente este ano.
Da Redação do pe360graus.com

domingo, 2 de maio de 2010

Acidente ocorre em terminal portuário de São Luís/MA

São Luís/MA - Na manhã do dia 19 de abril, dois funcionários da Vale morreram em um acidente no Terminal Portuário da Ponta da Madeira em São Luís/MA. De acordo com o portal Imirante, filiado à Rede Globo, parte da estrutura do sistema de correias de transporte de minério cedeu de uma altura de cerca de trinta metros, atingindo sete trabalhadores, entre os quais dois morreram.

O auditor-fiscal do trabalho na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Maranhão, Cléber Nilson Ferreira Amorim Junior, afirma que estão sendo investigadas as causas do acidente. "Ainda não se sabem as causas da queda da calha de coleta de material que cedeu no sistema de transportadores de correia na linha TR325K-16 do Terminal da Ponta da Madeira", afirma.

O auditor atesta que a linha estrutural TR325K-16 de alimentação do píer III, onde ocorreu o acidente, mantém-se interditada, em virtude do Termo de Interdição nº 12/353230/2010, lavrado em 20 de abril, pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado do Maranhão. A interdição será mantida até que sejam esclarecidas as causas do acidente e que sejam tomadas as correspondentes medidas de correção que garantam a segurança do trabalhadores que ali desempenham suas atividades.

Nota divulgada pela Vale no dia do acidente

"A Vale lamenta informar que hoje, por volta de 7h30, parte da estrutura do sistema de correias transportadoras que abastece o Píer III, no Terminal Portuário de Ponta da Madeira, em São Luis (MA), cedeu de uma altura de cerca de 30 metros, atingindo sete empregados (seis da Vale e um terceirizado). Infelizmente, dois empregados faleceram. Outros cinco foram encaminhados aos hospitais da cidade para atendimento médico.

Equipes de brigadistas do Corpo de Bombeiros e engenheiros especializados da Vale realizam as contenções de segurança no local. Todas as providências estão sendo tomadas para garantir a segurança no porto e apurar as causas do acidente. A Vale lamenta profundamente o ocorrido e informa que não poupará esforços para oferecer toda a assistência necessária às vítimas e a seus familiares."

Data: 26/04/2010 / Fonte: Redação Revista Proteção

15ª Pesquisa Nacional sobre SST‏


CLIQUE NO TÍTULO PARA PREENCHER O FORMÚLARIO

Últimos Dias para se inscrever no Prêmio Proteção Brasil 2010‏


Para refletir

A vida é uma escola, e o professor é o mundo