Fogo, iniciado no início da tarde desta quarta, começa a ser controlado na área
O Corpo de Bombeiros deu início ao trabalho de rescaldo no depósito da Secretaria de Defesa Social (SDS) que pegou fogo no início da tarde. O acidente já está sendo controlado. Participaram da operação 61 agentes, que contaram com o auxílio de nove viaturas ao longo do dia. No início da noite, restavam ainda 30 agentes, que realizam o resfriamento do local para evitar novos focos.
O depósito fica na Rua Lourenço de Sá, no bairro de São José, no bairro de São José, por trás da estação Joana Bezerra, centro do Recife. Ninguém ficou ferido, mas o fogo destruiu parte do espaço e a fumaça fez com que muitas pessoas passassem mal.
Segundo o coronel Valdy Oliveira, do Corpo de Bombeiros, quatro galpões pegaram fogo. Dois foram destruídos: o de DVDs piratas e o de armamento. A preocupação maior era evitar que o fogo se alastrasse para o depósito de pólvora, que fica ao lado dos que foram atingidos.
Muitas munições explodiram com o fogo e as cápsulas de bala se espalharam pelas ruas próximas. Uma delas caiu perto da dona de casa Suzy da Silva, que na hora estava amamentando seu bebê: “eu só ouvi aquele estralo. Eu disse que era bala, que a SDS tava pegando o fogo”.
Alguns carros tiveram o vidro quebrado para serem retirados do local.
Os bombeiros descobriram a tempo a sala onde ficavam os armamentos, quebraram as paredes e parte do material da Polícia Civil e Militar foi recuperado, como pistolas, fuzis, espingardas e munições. Ainda não é dizer quanto do material foi danificado. As causas do incêndio ainda é desconhecida mas será iniciada uma perícia dentro de 48 horas pelo Instituto de Criminalística (IC): “não tem ninguém ferido, não tinha ninguém lá dentro. Será feito um inquérito para apurar o que houve”, contou o diretor de Polícia Judiciária, Osvaldo Moraes.
Os locais atingidos fazem parte de um complexo onde, além de contar com o depósito geral da SDS, abriga as delegacias de Joana Bezerra e a de Repressão à Pirataria, a Coordenação de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil e uma pequena gráfica, que produzia material de escritório para todas as delegacias do Recife, da Região Metropolitana e do interior.
A delegacia de Joana Bezerra e a de Combate à Pirataria vão funcionar provisoriamente no prédio da Secretaria De Educação, que fica na Rua Siqueira Campos, no centro. É onde está a GPCA.
METRÔ E ÔNIBUS
Por conta do acidente, alguns serviços do metrô ficaram comprometidos durante uma hora meia, voltando ao normal às 15h30, provocando nesse espaço muito transtorno aos usuários, que lotaram as paradas.
Da linha Centro, que vai de Camaragibe até Jaboatão, só funcionavam os trechos de Jaboatão até Afogados e de Afogados até Camaragibe.
As estações Recife e Joana Bezerra ficaram fechadas. Da Linha Sul, só funcionava o trecho que vai de Afogados até Cajueiro Seco.
No Terminal Integrado de Joana Bezerra, as paradas ficaram lotadas e, por conta disto, o Grande Recife Consórcio de Transportes montou uma operação emergencial para quem quis seguir para a estação do metrô de afogados.
Os carros que passariam pela Rua Imperial, e que pegam o sentido Centro-periferia, estão sendo desviados para que peguem a Joaquim Cardoso. Para os veículos que estão indo pelo Cabanga, os agentes estão orientando os motoristas para que peguem a faixa exclusiva de ônibus da avenida Sul, no sentido Afogados.
ENERGIA
Acionada pelos bombeiros, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) cortou o fornecimento de energia na linha que passa sobre o ponto do incêndio, deixando sem luz os bairros do Pina, Brasília Teimosa e parte de Boa Viagem. O serviço já foi restabelecido, com exceção do trecho compreendido entre o Segundo e o Terceiro Jardins nas Avenidas Beira-Mar e Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem.
A Celpe espera autorização do Corpo de Bombeiros para restabelecer a energia nessa área. A expectativa é que o problema seja sanado ainda hoje à noite.
Da Redação do pe360graus.com