O amianto é comprovadamente cancerígeno e, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cem mil pessoas morrem por ano, vítimas de doenças causadas pela inalação de partículas da fibra. Todos os tipos são altamente cancerígenos e atacam, em especial, o pulmão.
O perigo ocorre quando o amianto começa a degradar-se, havendo aí o risco de inalação das fibras. Um funcionário da área da construção civil de Araçatuba, que pediu para ter o nome preservado, disse que trabalha na colocação de telhas com amianto e que tosse muito, além de sofrer fortes dores de cabeça.
'Chega a doer o pulmão'. Ele sabe que o produto é cancerígeno, mas tem que trabalhar. As telhas com amianto, conforme pesquisa feita pela Folha, chegam a custar até R$ 2 a menos do que as que não contêm a fibra. A maioria das casas de materiais de construção comercializa somente telhas com amianto.
O promotor de Justiça do Meio Ambiente de Araçatuba, Albino Ferragini, disse que vai procurar saber sobre os danos que os tipos de amiantos causam ao meio ambiente. 'Os moradores que desconfiarem do uso do produto em seus imóveis devem procurar a Justiça', orienta.
Cobrança
Depois de receber denúncia sobre o uso em um edifício na avenida Joaquim Pompeu de Toledo, a presidente da Câmara, Edna Flor (PPS), quer cobrar uma fiscalização do município. E vai acompanhar os processos que deverão ser abertos pelo Ministério Público. "Vamos atrás também da Procuradoria da República".
Para o presidente do Sinduscon-Oesp (Sindicato das Indústrias de Construção Civil do Oeste do Estado de São Paulo), Aurélio Luiz de Oliveira Júnior, a Lei Estadual 12.684, de 26 de julho de 2007, que proíbe o uso, no Estado de São Paulo, é inferior à Lei Federal 9.055, de 1º de junho de 1995. A lei autoriza a produção e comercialização do amianto da variedade crisotila, do grupo dos minerais das serpentinas.
"Nós seguimos a lei federal, que é a maior. Portanto, as empresas não estão em desconformidade", argumenta. "Porém, se for comprovado que o amianto é de outra variedade, as construtoras serão obrigadas a retirar.
Construtora promete retirar telhas
A Folha da Região procurou o proprietário da construtora responsável pelo imóvel onde foram encontradas telhas com amianto.
O proprietário disse que recebeu a notificação judicial da advogada Vanessa Andreatta e que logo vai trocar as telhas, mas assim que encontrar uma empresa que forneça o material sem o amianto. "Todo mundo usa amianto e se você for comprar telhas nas lojas de material de construção, vai ver que nenhuma comercializa telha sem amianto", disse, enfatizando que deixou de usar em suas construções caixas d'água com a fibra. "É uma água que a gente toma".
Minerais
O amianto pertence a uma família de minerais fibrosos que são encontrados em depósitos subterrâneos. Essa fibra mineral é usada no isolamento das casas, na proteção ao fogo (em roupas de segurança), caixas d'água, pisos, telhas, componentes de freios de automóveis, revestimentos de máquinas e alguns tipos de material plástico.
Fonte: Folha da Região - 21/6/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário