Bem-vindo à Segurança no Trabalho

O blog para profissionais de saúde, segurança do trabalho e Meio Ambiente. Oferecemos informações técnicas, além de produzir e fornecer conteúdo eletrônico.
Mande seu material para ser postado no blog, ou solicite vídeos, arquivos, materiais pelo e-mail

mendel.seg.trabalho@gmail.com

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Problemas com EPI podem ser causa de morte de operário

Um operário morreu após sofrer acidente no canteiro de obras do Hospital Dom Hélder Câmara (Metropolitano Sul), no Cabo de Santo Agostinho, na tarde do dia 20 de janeiro. Segundo testemunhas, Francisco Aristeu Júnior, de 38 anos, realizava um serviço de solda em um tanque de água a 30 metros do chão, quando sofreu uma queda. Com múltiplas fraturas pelo corpo, o trabalhador chegou a ser socorrido para o Hospital Mendo Sampaio, mas já chegou sem vida ao centro médico.
Representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil do Mobiliário de Ipojuca e do Litoral Sul (Sintraincom) denunciam que houve problemas com equipamento de segurança e prometeram acionar a empresa responsável.
"Este é o terceiro acidente que acontece no Dom Hélder de novembro para cá. Nos outros dois, os operários só tiveram ferimentos leves, mas a causa também foi falha no cinto de segurança. Amanhã protocolaremos um documento na delegacia do trabalho para que uma perícia seja realizada no equipamento. Pelo que levantamos até agora, ele estava a 30 metros de altura e o cinto partiu. Isso é inaceitável. Também entraremos com uma ação para que a família seja indenizada", declarou o presidente do Sintraincom, Israel Domiciano. O representante do sindicato prometeu realizar uma mobilização em frente ao hospital, durante a manhã de hoje, para chamar atenção para o caso.
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco (SRTE-PE) informou, através da assessoria, que até o início da noite não havia tomado conhecimento do acidente, mas que mandaria uma equipe ao local para iniciar investigação sobre as causas do acidente. Já a Schahin Engenharia, responsável pela obra, divulgou nota lamentando o acidente. O texto diz que a empresa empregará todos os esforços para analisar as causas do ocorrido e oferecerá à família todo o apoio necessário. O governo do Estado não se pronunciou sobre o assunto.

Data: 21/01/2010 / Fonte: Jornal do Commercio

MPT manda embargar as obras do Hospital Dom Hélder Câmara




As obras foram embargadas após a divulgação do laudo técnico realizado por dois auditores da Superintendência Regional do MPT
As obras do Hospital Metropolitano Sul Dom Hélder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR), foram embargadas após a divulgação do laudo técnico, na tarde desta quinta-feira (21), realizado por dois auditores da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho. Graves irregularidades foram constatadas. A principal diz respeito às proteções coletivas, andaimes e no elevador, com problemas de manutenção. O laudo foi encaminhado para a chefe de Segurança da Superintendência Regional, Simones Holmes.

De acordo com o chefe de fiscalização do Ministério do Trabalho, Jefferson Lins, a partir de segunda-feira a empresa será obrigada a apresentar documentos sobre a segurança e contratação dos trabalhadores. Os fiscais decidiram interditar a construção do hospital por tempo indeterminado.

A vistoria foi realizada após a morte do trabalhador Francisco Aristeu Júnior, 38 anos. Ele estava realizando serviço de solda em tanque de água, que estava a 15 metros do chão, quando despencou. Ele chegou a ser socorrido no Hospital Mendo Sampaio, no Cabo de Santo Agostinho, mas não resistiu.

Esse foi o terceiro acidente que ocorreu nas obras do hospital, desde novembro de 2009. Mais de mil pessoas trabalham na construção do Hospital Dom Helder Câmara e a previsão do Governo do Estado é de que o prédio seja inaugurado até o mês de maio.

DEFESA
Francisco Aristeu Júnior era empregado da Schahin Engenharia, responsável pela obra. A empresa informou que está analisando as causas do acidente e que vai dar o apoio necessário à família do operário.

A Schahin Engenharia informou que segue padrões rígidos de segurança e saúde ocupacional dentro das normas. Sobre a qualidade dos equipamentos de proteção individual, inclusive o cinto de segurança, a empresa afirmou que todos são adequados ao uso e apresentam certificado de aprovação do ministério do trabalho e emprego. Quanto à marquise que teria desabado, a empresa diz que se trata de um problema operacional, sem comprometimento da estrutura.

A empresa acrescentou ainda que todos os componentes para a construção, como parafusos, foram devidamente dimensionados por profissional habilitado de acordo com o previsto em projeto. A construtora informou também que está apurando as denúncias e que vai adotar as medidas necessárias para resolver o que for preciso.

Data: 21/01/2010 / Fonte: pe360

Obra desaba e mata operário na capital paulista

São Paulo/SP - Um operário morreu na manhã do dia 24 de janeiro, após o desabamento do mezanino de uma agência do Unibanco que está sendo reformada na Avenida Duque de Caxias, altura do número 575, no bairro Santa Ifigênia, centro de São Paulo.
De acordo com o Centro de Operações da Polícia Militar, o acidente aconteceu por volta das 10 horas, quando a estrutura caiu sobre a vítima. As causas do desabamento serão investigadas pelo 3º Distrito Policial.
Data: 24/01/2010 / Fonte: Agência Estado

Turmas 2010! Curso de Higiene Ocupacional - Operação Prática de Instrumentos!‏


Acidente de trabalho mata auxiliar de britagem

Montenegro/RS - Um acidente de trabalho, na manhã do dia 22, tirou a vida de um jovem de apenas 21 anos. Willian Fernando de Oliveira Pereira estava trabalhando na Pedreira Vila Rica, situada na margem da BR 386 - quilômetro 411, na localidade de Vendinha, em Montenegro, quando teria caído de uma altura de cerca de cinco metros. A equipe médica do Samu foi chamada ao local, mas o trabalhador já havia falecido.
Os colegas informam que Willian teria iniciado o serviço às 6 horas da manhã. Ele era responsável por controlar as correias transportadoras da britadeira. Conforme os colegas, não se sabe o motivo por estar junto de uma linha que havia sido desativada. Era em torno de 6h30 quando seu corpo foi localizado, tendo na mão um lubrificador, provavelmente usado para engraxar a correia, e ao lado o capacete. Na queda, bateu violentamente com a cabeça, ocasionando traumatismo craniano. Também ainda não se sabe o motivo da queda.
Willian estava trabalhando na pedreira há apenas cinco meses. Morava na localidade de Esquina da Sorte, em Triunfo. Segundo colegas, era casado e tinha um filho de apenas dois anos.
O local do acidente foi isolado para a perícia da Polícia Técnica e o corpo foi encaminhado para a necropsia no Departamento Médico Legal (DML).
Data: 22/01/2010 / Fonte: FatoNovo.com

Empregado que perdeu parte do dedo indicador será indenizado

Rio Grande do Sul - A empresa Maxiforja Componentes Automotivos Ltda. foi condenada a pagar indenização por danos materiais e morais a empregado que perdeu um terço do dedo indicador quando utilizava indevidamente um equipamento de esmeril. O mérito do recurso não chegou a ser examinado na 3ª Turma do TST, porque a empresa não conseguiu questionar validamente a decisão regional que a condenou.
Em agosto de 2003, o empregado contava com pouco mais de 21 anos de idade quando aconteceu o acidente que ocasionou a amputação de parte do seu dedo indicador da mão direita. A empresa alegou que não teve responsabilidade no sinistro, uma vez que o empregado agiu imprudentemente, sem realizar os procedimentos corretos, e que a mutilação não diminuiu a sua capacidade de trabalho.
No entanto, o relator do processo na 3ª Turma, ministro Alberto Luiz Bresciani de Fontan Pereira, esclareceu que a reclamação empresarial não se justificava, pois o TRT4 constatara, inclusive por meio de laudo pericial, que a capacidade laborativa do empregado tinha ficado reduzida com o acidente, e, por essa razão, definira indenização correspondente.
De qualquer modo, concluiu o relator, para decidir de forma contrária ao TRT, seria necessário novo exame das provas dos autos - o que não é permitido nesta instância superior da Justiça Trabalhista. Esse entendimento foi acompanhado, por unanimidade, pelos demais integrantes da Turma.
Data: 25/01/2010 / Fonte: TST

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Técnico(a) em Segurança do Trabalho - 1 vaga

Técnico(a) em Segurança do Trabalho - 1 vaga
Recife - Pernambuco - PE Ensino Médio Técnico (2º Grau) Completo
Empresa: Dimensão Consultoria
Ramo de Atividade: Serviços: Segurança, Vigilância e Investigação
Depto: Segurança, Saúde e Meio Ambiente
Disp. Horário: Período Integral
Salário: R$1.017,86/Mês
Modalidade: Efetivo
Descrição: Responsável pela execução das atividades recomendadas pela norma reguladora quanto à prevenção de acidentes do trabalho, realizando inspeções, promovendo correções, efetuando registro e desenvolvendo ações educativas que visem à melhoria da condição humana no trabalho, dimensionar área, administrar o quantitativo de pessoal, orientando quanto ao uso adequado dos produtos, utensílios e equipamentos, bem como, assegurar que os serviços sejam prestados dentro dos padrões de qualidade e segurança, respeito ao meio ambiente, assegurando a satisfação dos nossos colaboradores e clientes.
Benefícios: Assistência Médica, Vale-Transporte e Alimentação.
Resumo de atividades da empresa: Consultoria Organizacional.

Maiores informações: 081 3465-0045
Av. Eng Domingos Ferreira, 2215Recife - PE, 51020-031
http://www.dimensaocon.com.br/

Coca-Cola Guararapes abre vagas em Pernambuco

A Coca-Cola Guararapes está selecionando profissionais para os cargos de gerente de vendas, coordenador de trade marketing, supervisor de vendas, coordenador de comunicação, coordenador de SGI, supervisor de expedição, supervisor de Tell Cell, médico do trabalho, comprador sênior, analista de comunicação sênior, analista de recursos humanos, analista de treinamento, analista de planejamento financeiro júnior, auditor júnior, analista contábil júnior, técnico de segurança do trabalho e consultor de vendas.

A empresa também abre vagas na Paraíba, para vendedor, supervisor de expedição e coordenador industrial. Para essas últimas vagas citadas, é preciso ter curso superior completo, exceto para as vagas de consultor de vendas e vendedor. Quem tiver interessado, deve cadastrar o currículo na seção "Trabalhe Conosco" do site da empresa e depois informar a vaga desejada.

Os interessados devem enviar o currículo para o email selecao@cocacolagr.com.br (com nome da vaga) ou entregá-lo na portaria da unidade de Jaboatão, localizada na BR 101 Sul, Km 15,5 s/n – Prazeres. O prazo para entrega e envio é até a próxima sexta-feira, dia 22 de janeiro.

No total, são 21 vagas para as unidades de Jaboatão, Caruaru, João Pessoa e Petrolina.

Outras informações estão disponíveis no Site da Coca Cola Guararapes.

Para refletir

A vida é uma escola, e o professor é o mundo