Bem-vindo à Segurança no Trabalho

O blog para profissionais de saúde, segurança do trabalho e Meio Ambiente. Oferecemos informações técnicas, além de produzir e fornecer conteúdo eletrônico.
Mande seu material para ser postado no blog, ou solicite vídeos, arquivos, materiais pelo e-mail

mendel.seg.trabalho@gmail.com

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Acidente com grua mata dois operários em condomínio de luxo em Salvador

Dois operários morreram na manhã de quarta-feira (08) após a queda de uma grua no canteiro de obras da construção do condomínio Le Parc, na Avenida Paralela em Salvador. Segundo informações do diretor de Saúde do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção (Sintracom-BA), Erisvaldo Pereira, um trabalhador sobreviveu e ficou preso sob as ferragens, mas já foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU. Ele tentou correr quando o equipamento caía e quebrou uma das pernas.

Um dos mortos foi identificado como Leandro Marques e reconhecido pelo pai e pela esposa que estiveram no local do acidente. A outra vítima ainda não teve a identidade confirmada pelo sindicato. Agentes da Polícia Técnica foram ao local realizar o levantamento cadavérico para confirmação das causas das mortes e para esclarecer como o acidente aconteceu. O Le Parc está sendo construído pela Incorporadora Cyrella em parceria com a Construtora Andrade Mendonça e a JG Construções. A previsão de entrega é em abril de 2011.

Fonte: EuTrabalhoSeguro.com

Instalação sanitária

Imagem: www.foconaobra.pr.gov.br
Instalação sanitária é o local destinado ao asseio corporal e/ou ao atendimento das necessidades fisiológicas de excreção. As instalações sanitárias devem:

• Ser mantidas em perfeito estado de conservação e higiene;
• Ter portas de acesso que impeçam o devassamento e ser construídas de modo a manter o resguardo conveniente;
• Ter paredes de material resistente e lavável, podendo ser de madeira;
• Ter pisos impermeáveis, laváveis e de acabamento anti-derrapante;
• Não pode ser próximo à área de refeição;
• Ser independentes para homens e mulheres, quando necessário;
• Ter ventilação e iluminação adequados;
• Ter instalações elétricas protegidas;
• Ter pé direito mínimo de 2,50m.
• A instalação sanitária deve ser constituída de lavatório, vaso sanitário e mictório na proporção de I conjunto para cada grupo de 20 trabalhadores, bem como um chuveiro, na proporção de 1 unidade para cada grupo de 10 trabalhadores.
• Os lavatórios podem ser individuais ou coletivos; possuir torneira;
• Ter revestimento interno impermeável; dispor de lixeiras.
• Os vasos sanitários devem ficar em áreas com, no mínimo, 1m²; ser provido de porta com trinco; lixeira; válvula de descarga ( tipo caixa ou automática); Ser ligado à rede geral de esgotos.
• Os mictórios podem ser individuais ou coletivos; ser providos de descarga provocada ou automática; ser ligado à rede de esgoto.
• Os chuveiro devem ter uma área mínima de utilização de 0,80m²; com piso anti-derrapante; com suporte para sabonete e cabide para toalha.

Resolução determina uso de álcool gel nos hospitais do país

Ilustração: Beto Soares / Revista Proteção
Resolução determina uso de álcool gel nos hospitais do país
Data: 26/10/2010 / Fonte: Agência Brasil e Anvisa

O Diário Oficial da União publica em 26 de outubro a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que torna obrigatório o uso de álcool (líquido ou gel) para higienização das mãos nas unidades de saúde de todo o país. A medida é considerada pelo órgão a mais importante e de menor custo para a prevenção e o controle das infecções em ambientes hospitalares, principalmente pela superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) .

O produto também deverá ser colocado em salas onde haja atendimento de pacientes. O uso do álcool gel (70%) será obrigatório nos estabelecimentos públicos e particulares, que terão 60 dias, a partir de hoje, para o cumprimento. O uso do produto, porém, não dispensa a lavagem das mãos.

A norma é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com intuito de prevenir e controlar infecções em pacientes e profissionais que atuam em hospitais. A higienização com álcool será obrigatória também nas salas de triagem, de pronto-atendimento, nas unidades de urgência e emergência, em ambulatórios, nas unidades de internação, de terapia intensiva, em clínicas e consultórios. Vai valer também para os serviços de atendimento móvel e nos locais onde forem realizados quaisquer procedimentos invasivos.

Higienização

No dia 15 de outubro foi comemorado o Dia Mundial de Higienização das Mãos. A Anvisa buscou mobilizar os serviços de saúde, para que participem desse esforço mundial com o objetivo de aumentar a adesão dos profissionais de saúde à prática. A comemoração global visa a uma maior conscientização de profissionais de saúde, governos, gestores e administradores hospitalares sobre a importância da higienização das mãos.

A medida é considerada a mais importante e de menor custo para a prevenção e o controle das infecções nos serviços de saúde. A higienização das mãos deve ser realizada pelos profissionais de saúde, à beira do leito do paciente, nos seguintes momentos: antes e após contato com o paciente, antes da realização de procedimentos invasivos, após risco de exposição a fluidos corporais e após contato com superfícies próximas ao paciente. As mãos podem ser higienizadas, preferencialmente, com preparações alcoólicas para as mãos (sob a forma líquida, gel, espuma e outras) ou com água e sabonete líquido, lembrando que todos os produtos devem estar devidamente regularizados na Anvisa.

Para refletir

A vida é uma escola, e o professor é o mundo